Abrir uma empresa é uma decisão que envolve uma série de desafios. Dentre eles, existe o cumprimento de todas as obrigações tributárias e fiscais. Com isso, tais tarefas podem ser otimizadas por meio de um planejamento tributário.
Estamos falando de uma das principais ferramentas de uma empresa quando o assunto é a conformidade fiscal.
Ou seja, as empresas podem, por meio do planejamento tributário, reduzir a carga tributária imposta sobre suas operações. Fato que torna a sua elaboração indispensável para todo e qualquer negócio.
Sendo assim, além de economizar nas despesas tributárias, uma empresa pode colher também um aumento no seu caixa. O que acaba proporcionando um maior crescimento no mercado no qual ela opera.
Portanto, vamos compreender melhor o que é o planejamento tributário e como uma empresa pode se beneficiar por meio da sua elaboração? Continue acompanhando o nosso artigo e descubra tudo o que você precisa saber!
Acompanhe também o nosso artigo sobre o assunto: Confira 4 estratégias para reduzir a carga tributária da empresa.
O que é o planejamento tributário de uma empresa?
A fim de manter uma empresa em dia com todas as suas obrigações fiscais, ela pode elaborar um planejamento tributário. No entanto, será que todos compreendem do que se trata tal ferramenta estratégica?
Estamos falando em um conjunto de estratégias, estudos e ações que são elaboradas e colocadas em prática na gestão de uma empresa. O foco é reduzir a sua carga tributária e mantê-la operando de forma legal.
Deste modo, os gestores de uma empresa podem contar com a orientação e suporte de um serviço especializado para a elaboração do planejamento tributário, como uma contabilidade.
Afinal de contas, nada melhor do que ter profissionais experts no assunto atuando em prol da sua empresa. Logo, eles avaliam as especificidades de um negócio e orientam as melhores decisões no tratamento com seus impostos e tributos.
Continue acompanhando e descubra como o planejamento tributário busca otimizar a gestão tributária de uma empresa!
Aproveite para ler também o nosso artigo sobre o assunto: ICMS sobre produtos alimentícios: entenda como funciona.
Quais os objetivos por trás de um planejamento tributário?
Como já foi possível compreender, o foco de um planejamento tributário é beneficiar uma empresa de diferentes formas.
Sendo assim, a sua elaboração tem como objetivo não somente reduzir a carga tributária de uma empresa, como também minimizar alguns riscos que ela está sujeita.
Acompanhe a seguir quais são os principais objetivos por trás da elaboração de um planejamento tributário. Vamos lá?
- Economia no pagamento de impostos;
- Redução no número de burocracias;
- Melhor organização contábil;
- Prevenção contra riscos como multas.
Ao acompanhar cada um dos objetivos acima, podemos concluir que toda empresa que deseja se destacar e se consolidar no mercado precisa colocar em prática o seu planejamento tributário.
Portanto, que tal acompanhar agora quais são as suas principais vantagens para uma empresa? Veja a seguir e tire todas as suas conclusões sobre o assunto!
Leia também o nosso artigo sobre o assunto: Pensando em abrir um comércio? Conheça as tendências para ter sucesso no mercado varejista.
Quais as vantagens de um planejamento tributário?
A elaboração de um planejamento tributário é indispensável para toda e qualquer empresa. O que inclui diferentes segmentos e porte de um negócio.
Isso porque, todas as empresas estão sujeitas a um Sistema Tributário complexo e com uma das cargas tributárias mais altas do mundo. Logo, é comum encontrar empreendedores pagando os seus impostos de maneira indevida.
Deste modo, o planejamento tributário se apresenta como uma ferramenta fundamental para a gestão empresarial. Afinal, ele não deixa passar nenhuma questão tributária acerca de uma organização.
Portanto, confira a seguir quais são as principais vantagens de um planejamento tributário e como a sua empresa pode se beneficiar por meio da sua elaboração.
1. Redução da carga tributária
A principal vantagem por trás da elaboração de um planejamento tributário é a redução da carga tributária de uma empresa. Afinal, assim é possível economizar e investir em outros setores de um negócio.
Estima-se que as empresas brasileiras tenham como custo com o recolhimento de impostos cerca de 30% da sua receita. Logo, qual empreendedor não gostaria de reduzir tal porcentagem?
Deste modo, por meio do planejamento tributário, além de ser corretamente enquadrada no melhor regime tributário, uma empresa também pode aproveitar de outras oportunidades legais de economizar no pagamento de impostos.
Aproveite e acompanhe o nosso artigo sobre o assunto: Como uma consultoria tributária pode ajudar a sua empresa?
2. Maior segurança
Uma das vantagens do planejamento tributário é manter a sua empresa em dia com as suas obrigações. Com isso, riscos como multas acabam sendo minimizados.
Além disso, problemas como erros fiscais também acabam sendo evitados por meio de tal ferramenta. O que garante a conformidade fiscal de uma empresa, nos levando para o próximo benefício da nossa lista. Acompanhe!
3. Competitividade no mercado
Ambos os benefícios anteriores permitem que uma empresa possa se posicionar com maior destaque no mercado de trabalho.
Isso porque, por meio da economia proporcionada pelo planejamento tributário, uma empresa pode direcionar os seus recursos para investir em sua atividade principal. O que resulta em um alavancamento das suas operações.
Portanto, no momento de cuidar da gestão tributária da sua empresa, você pode contar com a Renova Contabilidade & Assessoria Empresarial. Realizamos o processamento da escrita fiscal, observando a legislação tributária aplicável em diversos segmentos de atuação.
Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como nós podemos te ajudar! Não se esqueça também de curtir as nossas redes sociais e acompanhar o nosso conteúdo por meio do nosso blog!