Desde quando a pandemia começou muitas coisas mudaram nas nossas vidas, desde hábitos do dia a dia até a forma como as empresas são administradas. Durante este período também foram promovidas mudanças na tributação brasileira.
Com isso, a gestão tributária da sua empresa deve ser repensada. Afinal, não agir de acordo com as regras pode provocar sérios problemas com o fisco.
Leia com atenção nosso conteúdo e entenda como o planejamento estratégico tributário pode ajudar a sua empresa a se preparar para 2022! Vamos lá?
O que é um planejamento tributário estratégico?
Planejamento tributário estratégico se trata de uma série de ações cujo objetivo é reduzir a carga tributária sobre a empresa.
São uma série de medidas como o cumprimento das obrigações fiscais, correto pagamento de impostos, recuperação de créditos tributários, busca por isenções fiscais e adiamento do pagamento de tributos.
No geral, o planejamento tributário tem como finalidade o cumprimento das obrigações fiscais.
De forma, que o negócio atenda todas as normas vigentes, como a escrituração dos pagamentos de tributos, registros de notas fiscais, redução de tributos por meio de antecipação de pagamentos.
Nele deve constar todas as ferramentas utilizadas para o alcance dos objetivos acima. Assim como metodologias, ferramentas e os objetivos esperados pelos responsáveis.
Quando se trata de planejamento tributário estratégico é preciso pensar no ano que está por vir, mas também nos próximos que virão.
Afinal este tipo de planejamento é elaborado para um período entre 5 e 10 anos. Por isso, para tanto é necessário considerar fatores externos e internos, além de valores como a missão e visão da organização.
O planejamento tributário estratégico irá definir o regime tributário da empresa e como serão alocados os recursos.
Leia em seguida: Como o aumento do custo de Bebidas no Brasil impacta Bares, Restaurantes e Supermercados.
Mudanças recentes no cenário tributário brasileiro
Você provavelmente já sabe que o sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos do mundo. O que não somente é uma preocupação recorrente dos empreendedores, como também dificulta a fiscalização para o governo.
Diante disso, a primeira parte da Reforma Tributária Brasileira, teve como preocupação a simplificação do processo de cobrança do PIS/ Cofins. Assim os dois impostos virão a se tornar na CBS, Contribuição sobre Bens e Serviços.
A proposta inicial é que a CBS também substitua o PIS/Pasep sobre a folha, PIS/Pasep sobre importação, PIS/Pasep sobre receitas, Cofins sobre importação e Cofins sobre receitas em um único imposto.
Essa proposta é especialmente dedicada aos impostos federais sobre o consumo. Não estando incluídas as tributações municipais.
Outro acontecimento que poderá causar bastante impacto no planejamento tributário estratégico para 2022 é a Reforma do Imposto de Renda.
A qual provocou um corte de 7% na alíquota do IR para empresas, que caiu de 15% para 8%, e corte de 1 ponto percentual na Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL). Além de uma tributação de 15% sobre os lucros e dividendos.
São muitas mudanças e cada uma tem seus pontos positivos e negativos, de qualquer maneira a receita para preparar a sua empresa para 2022 é investir na elaboração do seu planejamento tributário estratégico.
Como preparar a sua empresa para 2022?
Já estamos chegando ao final de mais um ano-calendário, portanto, este é o momento de começar a pensar na organização da gestão tributária e se preparar para as mudanças do novo ano.
Então continue vendo este conteúdo e confira a seguir algumas recomendações para o seu planejamento estratégico tributário em 2022:
Fique atento aos prazos
Caso a sua empresa pretenda realizar alguma alteração no regime tributário adotado, este é o momento de definir qual será o novo modelo e realizar o pedido junto à Receita Federal. A instituição anualmente divulga os prazos para realização da troca.
Contudo, na maioria das vezes a empresa tem até o dia 31 de janeiro de cada ano.
Faça uma análise completa
Outra dica para fazer um planejamento estratégico tributário para 2022 é fazer uma análise completa do desempenho financeiro e da gestão fiscal da sua organização. Veja quanto você faturou, quanto foi gasto, quais foram as despesas e sua margem de lucro.
Com essas respostas em mãos ficará muito mais fácil entender o que aconteceu com o seu negócio durante o último ano.
Busque suporte especializado
Um dos principais erros dos empreendedores é tentar fazer tudo de forma independente e sem a supervisão de um profissional especializado no ramo, o que pode impactar negativamente em diversos setores do negócio.
Por isso, aproveite o momento para buscar uma contabilidade da sua confiança, o ideal é que o planejamento estratégico tributário seja realizado por um especialista em tributação.
Conte com o suporte dos profissionais da Renova Contabilidade & Assessoria Empresarial, entre em contato conosco.
Além do comprometimento na prestação de serviços com qualidade, proporciona um diferencial nos preços praticados, gerando uma boa relação custo/benefício ao seu cliente. Veja mais conteúdos como este no nosso blog e siga também as nossas redes sociais.
Confira na íntegra:Como abrir uma adega em São Paulo: entenda o passo a passo