Elementari

A rotina de um comércio varejista baseia-se na  compra e venda de seus produtos, pagamento de seus tributos e taxas previstas em lei. 

 

No entanto, a esfera tributária que região um comércio de varejista pode ser bem mais complexa do que aparenta ser.

 

Manter uma gestão fiscal eficiente pode ajudar empresas do comércio varejista a se manterem competitivas no mercado.  

 

Um bom planejamento tributário, controle fiscal, enquadramento e regime tributário adequado e comprimento de todas as obrigações acessórias através de um controle fiscal eficiente pode diminuir as chances de algo dar errado ou fazer com que você perca o prazo do cumprimento de suas obrigações acarretando no pagamento de multas e juros. 

 

Aprenda lendo: Indicadores Financeiros: O que são e quais os principais.

 

O que é gestão fiscal?

Gestão fiscal é o conjunto de práticas e procedimentos administrativos e contábeis voltados para o cumprimento das legislações tributárias. 

 

Ou seja,  a gestão fiscal é a principal responsável pela coordenação e gerenciamento  das obrigações tributárias e fiscais de  sua empresa.

 

Para tanto,  a falta de uma gestão tributária eficiente em sua empresa pode acarretar em diversos problemas contábeis e administrativos.   No entanto,  a implementação eficiente  de uma gestão tributária em seu comércio trará ao seu empreendimento benefícios como:

 

  • Redução de custos tributários;
  • Enquadramento da empresa de forma legal em leis de incentivo fiscal, o processo é como conhecido na contabilidade como elisão fiscal;
  • Coordenação das taxas tributárias da sua empresa e cumprimento das obrigações fiscais em dia;
  • Adiamento no prazo de pagamento de taxas tributárias sem a incidência de juros e multas;
  • Prevenção a inadimplências tributárias incidentes sobre o CNPJ da empresa.

 

Contar com a gestão fiscal para comércio desde o momento da abertura de sua empresa é fundamental para a assertividade na escolha do regime tributário e de outras questões que irão reger a empresa.  

 

Além disso, a gestão tributária é um grande aliado na prevenção de desvios e fraudes internas,  pois mantém um controle assertivo de todas as informações que região empresa ajudam na saúde financeira do empreendimento.

 

Confira mais sobre: Benefícios Fiscais para Supermercados: Como reduzir o pagamento de impostos

 

Principais dicas para manter a eficiência da gestão fiscal em sua empresa

A essa altura você já sabe da importância da implementação de uma gestão fiscal eficiente em seu comércio. 

 

Portanto conheça agora as principais dicas para implementação da gestão fiscal  em sua empresa.

Defina o tipo natureza jurídica de empresa de forma assertiva

A definição assertiva do tipo de empresa e da sua natureza jurídica é fundamental para a implementação  e condicionamento de uma gestão fiscal para o seu comércio.

 

A natureza jurídica de um comércio será responsável por definir diretamente a carga tributária incidente sobre a sua empresa.

 

Portanto,  a categorização oficial do seu comércio no âmbito jurídico de forma correta é fundamental para o alinhamento fiscal e tributário da empresa, pois ela é a principal responsável pelo devido enquadramento tributário da empresa junto aos órgãos governamentais.

 

Leia mais: Regime Tributário: Quais são e como identificar o mais viável.

 

Busque por benefícios fiscais a favor do seu negócio

Os benefícios e incentivos fiscais são uma ferramenta importantíssima para o crescimento e desenvolvimento do comércio brasileiro. 

 

É necessário que se esteja atento às leis de incentivo fiscal e procure compreender se sua empresa se enquadra ou se adapta ao enquadramento legal dos requisitos necessários para se beneficiar de determinados incentivos fiscais.

Organize e controle todos os documentos fiscais do seu comércio

A emissão de notas fiscais é obrigatoriedade de todas as empresas, no entanto é imprescindível o arquivo e controle de forma eficiente desses documentos.

 

O controle dos documentos fiscais de seu comércio podem ser administrados e gerenciados através de softwares e plataformas específicas para o controle e arquivo desses documentos. 

 

O controle desses documentos de forma estratégica é capaz de ajudar a analisar de forma estratégica os processos operacionais relativos a despesas e receitas da empresa, viabilizando insights e criação de estratégias que melhorem esses processos.

 

Agora que você já sabe o que é uma gestão fiscal para o comércio e conhece o poder da implementação desses processos em sua empresa, é hora de executá-la de forma estratégica junto a um profissional ou uma equipe contábil especializada no assunto.

 

Conte com o suporte dos profissionais da Renova Contabilidade & Assessoria Empresarial, entre em contato conosco. 

 

Além do comprometimento na prestação de serviços com qualidade, proporciona um diferencial nos preços praticados, gerando uma boa relação custo/benefício ao seu cliente. Veja mais conteúdos como este no nosso blog e siga também as nossas redes sociais

 

Confira na íntegra:Como abrir uma adega em São Paulo: entenda o passo a passo

 

Gestão fiscal para o comércio: dicas para manter a eficiência de uma empresa