Hoje o Brasil bate recorde de inadimplência de empresas, são cerca de 6,3 milhões de empresas com dívidas em atraso, a soma de todos os valores já bate a casa dos 110 bilhões.
Nenhuma dessas empresas desejam estar nesse local. Afinal, isso significa uma saúde financeira debilitada, o que os lucros do empresário.
Nesse sentido, é necessário que empreendedores tenham ferramentas que permitam a organização financeira, de modo a reduzir os custos e possibilitar que se opere no azul, além de estar em dia com suas dívidas.
A organização financeira não serve apenas para que você reduza custos, e invista em seu negócio, mas também cumpre um importante papel em preparar o seu negócio para imprevistos.
Sua empresa está com dívidas? O planejamento financeiro pode te ajudar a solucionar esse problema. Para te ajudar a entender como isso acontece, preparamos esse artigo para você.
Tenha uma boa leitura!
O que é planejamento financeiro?
O planejamento financeiro consiste em uma série de estratégias que têm como objetivo analisar, organizar, e gerenciar o capital financeiro de um negócio.
Assim, ela ficará equilibrada, se tornando mais sustentável e estável em seus negócios. Esse planejamento faz uma detida análise do estado do negócio, e permite que se opere com um grau maior de previsibilidade em relação ao mercado.
Um planejamento financeiro de qualidade, é um serviço especializado e deve levar em consideração uma série de fatores como um estudo de indicadores e o uso de muitas ferramentas específicas.
Por essa razão, é preciso que esse serviço seja feito por uma equipe especializada e profissional, o que irá permitir que você consiga aproveitar todos os benefícios desse serviço contábil.
Agora que você já sabe o que é o planejamento financeiro, continue nesse artigo para descobrir como ele ajuda o seu negócio a acabar com suas dívidas e ter um setor financeiro assertivo.
Continue a leitura: A importância da segurança financeira ao começar a empreender.
Como o planejamento financeiro ajuda nas dívidas da sua empresa?
Uma boa gestão empresarial deve sempre ter as finanças como uma de suas prioridades. Afinal, um financeiro assertivo permite que você potencialize todos os outros setores do seu negócio, te levando ao sucesso.
Com isso, o planejamento financeiro dispõe de ferramentas que irão diagnosticar onde a sua empresa está perdendo capital, e oferecer soluções que irão estabilizar as finanças e permitir que se entre em adimplência com suas dívidas.
Veja a seguir as ferramentas que o planejamento financeiro oferece:
Controle do fluxo de caixa
Para equilibrar as contas da empresa, o primeiro passo é conhecer as suas fontes de renda e de despesas. Nesse sentido, uma das ferramentas mais importantes de planejamento financeiro é o controle do fluxo de caixa.
O fluxo de caixa consiste em registrar e analisar de forma sistematizada todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa. Assim é preciso contabilizar:
- Vendas;
- Gastos com fornecedores;
- Gastos com salários;
- Benefícios para funcionários;
- Bonificações;
- Contas básicas.
Com tudo no papel, fica mais fácil saber onde está o problema que faz com que você não tenha capital suficiente para estar em dias com as contas. Assim, é possível observar se precisa faturar mais, ou contar uma gestão de custos operacionais mais assertiva.
Controle de custos
Diminuir os seus custos é uma ótima forma de conseguir estar em dia com todas as suas obrigações financeiras. Nesse sentido, o planejamento financeiro também oferece esse instrumento de gestão.
Vale ressaltar que o fluxo de caixa entra no controle de custos, mas essa ferramenta vai além. Ele monitora de maneira mais precisa todos os custos fixos e variáveis da empresa de maneira mais aprofundada.
Para que seja efetivo, entretanto, deve-se manter uma análise constante desses custos, de modo a identificar alterações que podem atrapalhar o seu financeiro de maneira mais rápida e precisa.
Além disso, existem estratégias de controle de custos específicos, como:
- Custos de produção;
- Custos diretos;
- Custos indiretos;
- Custo fixos;
- Custos variáveis.
Nesse sentido, você conseguirá analisar diversos aspectos do seu negócio e conseguir tomar ações para melhorar os seus resultados.
Plano orçamentário
Por fim, o planejamento financeiro deve ter como objetivo a elaboração de um plano orçamentário. Ele irá oferecer uma projeção de gastos e arrecadação dentro de um período pré-estabelecido.
Nesse sentido, você terá noção se dentro dos próximos meses estará no vermelho e no azul e mudar a sua estratégia para mudar ou potencializar o cenário esperado.
Como você pôde observar, esse serviço contábil pode mudar as perspectivas da empresa, transformando a sua gestão e fazendo com que ela fique mais assertiva e saudável.
Conte com o suporte da Renova Assessoria!
Agora que você já sabe como o planejamento financeiro ajuda empresas endividadas, conheça a Renova Assessoria!
Estamos no mercado desde 2017, e contamos com um corpo de profissionais altamente especializados em serviços de consultoria financeira, oferecendo mais assertividade e autonomia para sua empresa.
Entre em contato e conheça nossas soluções! Gostou do artigo? Acesse nosso blog e não se esqueça de acessar nossas redes sociais.
Leia mais: Receita e lucro: entenda a diferença e o impacto na empresa.