O sistema tributário do Brasil é considerado um dos mais complexos do mundo. Essa informação foi divulgada em um ranking feito pela universidade alemã Ludwig Maximilian University das cidades de Munique e de Paderborn.
De toda forma, uma empresa deve, sempre, seguir a legislação tributária do seu país. É possível, porém, descumprí-la mesmo sem ter essa intenção. Muitas vezes o não cumprimento das obrigações fiscais ocorre devido à alta burocracia necessária para geri-las corretamente.
No caso de empresas comerciais, é aí que surge a importância do compliance tributário para comércio, que são as estratégias para que esses estabelecimentos ajam conforme prega a lei. Veja no decorrer desse artigo como a Renova Contabilidade Digital pode te ajudar na implementação dessas técnicas.
O que é compliance tributário para comércio?
O compliance tributário para comércio é o conjunto de técnicas e estratégias voltadas para que as empresas do setor comercial possam se disciplinar ao ponto de cumprir leis e normas tributárias corretamente.
Essas normas podem ser de diferentes âmbitos, como as legais, regulamentadoras, políticas ou diretrizes.
Assim, essas técnicas atuam de modo que desburocratizem o sistema tributário e evitem complicações do seu comércio com o Fisco. Isso é feito por meio da estruturação de processos internos inerentes ao pagamento de impostos.
Tudo isso dá sentido à tradução literal de compliance, que é uma palavra da língua inglesa que tem origem no verbo “to comply”, que pode ser traduzido como “cumprir uma norma“.
Qual a importância do compliance tributário para comércio no Brasil?
Uma empresa do setor comercial, por trabalhar com diversos tipos de mercadorias e produtos, pode estar exposta a um número maior de normas fiscais e tributárias. Por conta disso, o compliance tributário para comércio torna-se ainda mais importante.
Como a rotina de um comerciante não é a das mais tranquilas, ele pode ser surpreendido com boletos atrasados e com juros ou, até mesmo, pagar duas vezes uma mesma conta.
Além do mais, o sistema tributário está sempre sujeito a mudanças na incidência de impostos. Elas podem impactar de surpresa um comércio onde o gestor não esteja totalmente atento a essas normas.
Entre os principais benefícios do compliance tributário para comércio podemos citar:
Apuração de tributos
O compliance tributário para comércio pode garantir que seu estabelecimento apure corretamente os impostos que incidem sobre ele. Sendo assim, não tem mais a história de esquecer de pagar ou realizar o pagamento duas vezes, gerando um custo extra desnecessário.
Afinal de contas, qualquer gasto a mais, ainda dispensável, pode colaborar para que sua empresa termine o mês no azul.
Redução de carga tributária
Com um planejamento tributário eficiente, seu comércio pode passar por uma elisão fiscal, que é a maneira legal e lícita de reduzir seus impostos. Assim, é possível gerar uma lucratividade maior.
Assertividade nos compromissos
Para que haja uma apuração tributária correta, é necessário que o gestor tenha um planejamento com os compromissos a serem cumpridos em prol do pagamento de impostos.
Esses benefícios dependem da execução correta de algumas tarefas essenciais acerca do compliance tributário para comércio, conforme você vê abaixo:
- Emissão de notas fiscais;
- Realização de cálculo de tributos;
- Registro de livros contábeis;
- Pagamento correto de impostos;
- Obrigações em dia com a legislação;
- Controle dos créditos tributários.
Leia mais: Tributação para comércio varejista: conheça os principais impostos pagos.
Como garantir o compliance tributário em seu comércio?
A aplicação do compliance tributário em seu comércio depende exclusivamente da elaboração de um planejamento tributário. Mais do que reduzir os impostos que recaem sobre seu estabelecimento, ele é capaz de nortear corretamente a forma como você arcará com a carga tributária.
Assim, essa gestão sobre os tributos tende a amenizar os riscos que o seu negócio corre ao não seguir corretamente a legislação tributária.
Uma das principais maneiras de cumprir com eficiência essas funções é a partir da integração de sistemas tecnológicos avançados. Elas servem para otimizar essas atividades por meio da automatização de processos.
Isso pode ser visto, e sentido positivamente, na emissão de notas fiscais eletrônicas, na implementação de softwares de folha de pagamento, no cálculo tributário, etc.
Conte com a Renova
A melhor maneira de contar com os benefícios do compliance tributário para comércio é por meio do auxílio dado por uma contabilidade. Isso você tem a sua disposição ao contratar os serviços da Renova Contabilidade e Assessoria Empresarial.
Então entre em contato com nossos profissionais para ter acesso a esses benefícios! Curta também as nossas redes sociais, acesse o nosso blog e aproveite para conferir todas as nossas dicas e conteúdos exclusivos.
Caso tenhamos conseguido sanar suas dúvidas, te convidamos para aprender mais com a seguinte leitura: Gestão fiscal para o comércio: dicas para manter a eficiência de uma empresa.