Qualquer empresa que trabalha com venda de produtos tem como ponto central do seu empreendimento, o seu estoque. Isso porque, os dois extremos podem significar prejuízos para o negócio, seja o excesso ou falta de produtos.
Assim, o gerir o seu estoque deve fazer parte da rotina do gestor e seus colaboradores. Essa organização permite um conhecimento maior a respeito das necessidades da empresa, e evita desperdício.
Por se tratar de um tipo de empresa que possui um fluxo constante de troca de mercadorias, empresários do setor de comércio devem estar atentos a todos esses processos.
Dessa maneira, a gestão de estoque para comércio deve ser prioridade para qualquer empresário que deseja se destacar no mercado e alcançar um ponto de equilíbrio.
Para te ajudar a entender como organizar o seu estoque, preparamos esse artigo para você, por isso, leia esse artigo com atenção.
Tenha uma boa leitura!
O que é gestão de estoque para comércio?
A gestão de estoque para comércio consiste na implementação de uma série de ações e estratégias que visam uma maior análise e controle a respeito das mercadorias do seu comércio.
Desse modo, a gestão de estoque permite que o comerciante entenda melhor o seu processo de vendas, e assim, possa comprar de maneira mais estratégica. Isso é fundamental quando se pensa em comércios, que vendem produtos diversos, o que pode tornar o processo de administração da empresa mais complexo.
Além disso, o descontrole do estoque pode trazer problemas com os clientes, uma vez que as faltas de produtos levam a insatisfação do cliente.
Investir na gestão de estoque para o comércio investir na economia do seu negócio. Afinal, conhecendo profundamente os fluxos do seu estoque, rapidamente será possível identificar produtos em sobre, evitando assim, que se compre a mais, e assim, contribuindo para a saúde financeira do negócio.
No entanto, esses não são os únicos benefícios desse serviço. Isso também inclui:
- Menos desperdício;
- Suporte na precificação;
- Processo de compra melhorado;
- Facilidade no planejamento financeiro.
Se você deseja melhorar o seu empreendimento, faça a gestão de estoque para comércio, pois, essa prática tem apenas benefícios a oferecer, por isso, confira a seguir como organizar o seu estoque.
Continue a leitura: Folha de pagamento para supermercado: entenda a importância de se fazer corretamente.
Como organizar a gestão de estoque?
Organizar o seu estoque será fundamental para a sustentabilidade e melhora dos resultados do seu negócio. Por isso, veja a seguir alguns passos para fazer uma gestão de estoque para comércio assertivo.
Realize um inventário
Antes de tudo é preciso realizar um inventário para o seu estoque. Esse processo consiste na análise de todos os itens que estão armazenados em sua empresa.
Desse modo, é preciso conferir se o número presente no sistema está de acordo com o que está no estoque físico do negócio, com isso, você terá uma lista precisa de tudo que está presente no seu negócio.
Além disso, é preciso realizar esse processo periodicamente para manter-se sempre atualizado.
Monitore as entradas e as saídas
Outro ponto básico para a gestão de estoque de uma empresa é justamente controlar o número de entradas e saídas de mercadorias.
Assim, você sempre saberá o que está em falta e o que está em excesso, e assim fazer compras mais estratégicas que ajudarão na economia da sua empresa.
Utilize o método PEPS
A utilização do método “Primeiro a entrar e primeiro a sair” ou PEPS é bastante comum. Como o próprio nome já indica, ele é um método de rotação de estoque que estabelece que os primeiros itens a entrar no estoque, ou seja os mais antigos, devem ser os primeiros a sair.
Isso faz com que se evite mercadorias paradas por muito tempo em seu estoque, prejudicando o seu faturamento.
Projeção de demanda
Trabalhar com projeções de demandas irá otimizar a sua gestão de estoque para o comércio. Esse é um procedimento importante para evitar o desperdício.
Com uma projeção bem feita, você terá uma noção do quanto precisará comprar para compor o seu estoque de maneira a satisfazer a demanda dos seus clientes.
Aqui, é importante realizar análises de mercado, identificar tendências, e analisar seus dados de anos anteriores para diminuir os seus riscos.
Utilize de sistemas de gestão
Além disso, para gerenciar todo o processo de maneira organizada, será preciso utilizar sistemas de gestão automatizados.
Com isso, a utilização de sistemas de gestão será fundamental para melhorar o seu processo de gestão de estoque para comércio, pois diminui as chances de erros humanos, e as dores de cabeça em decorrência disso.
Como você pôde observar, o processo de gestão de estoque para comércio é muito importante para a gestão financeira do negócio e para a segurança operacional do negócio. Por isso, conte com o suporte profissional para isso.
Tenha o suporte da Renova Assessoria!
Agora que você já sabe como fazer a gestão de estoque para comércio, conte com o suporte da Renova Assessoria!
Com mais de 5 anos de mercado, nossos profissionais especializados têm experiência nos mais diversos ramos para que um negócio dê certo do ponto de vista contábil, fiscal e pessoal. Por essa razão, nossos profissionais estarão sempre prontos para atender a sua empresa da melhor forma possível.
Entre em contato e conheça nossas soluções! Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e nossas redes sociais para saber mais dicas de contabilidade.
Leia mais: Empresas com dívidas? Entenda como o planejamento financeiro soluciona esse problema.